Dia Internacional da Mulher

Capa do Google no Dia Internacional da Mulher

Esta semana foi a semana da Mulher, chamada assim pelo Dia Internacional da Mulher, considerado dia 08 de março. 
Alguém sabe a razão desta data?

Fui pesquisar para saber e descobri que no dia 08 de março de 1857 operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalho: menos horas de trabalho, equiparação salarial com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada matando aproximadamente 130 mulheres, mas somente em 1975 que a data foi oficializada pela ONU.

Esta data serviu de exemplo para muitas mulheres em outras situações e graças a ela que hoje as mulheres estão onde estão!

Muita gente brinca com esta data, fala que é o dia das mulheres não lavarem louça ou que não vivem sem elas porque não teriam quem passasse, lavasse ou fizesse comida, algumas mulheres se revoltam achando um absurdo "por ser só hoje o dia da mulher" que isso é machista, mas o fato é que existiu um ato histórico e este ato resultou em lutar pelos direitos das mulheres.

Graças a atitudes como daquelas mulheres que o mundo se transformou e hoje as mulheres conseguem cargos de diretoria e salários equivalentes aos dos homens. 

Pode parecer "bobo" comemorar uma data como esta porque na cabeça de muitos não existe mais a diferença entre homens e mulheres, mas é sempre bom lembrar que muitas ainda se calam quando são violentadas pelos maridos, quando são espancadas ou quando são molestadas por chefes em organizações! 

Sim. 
Estamos no século XXI e ainda temos casos deste tipo. E não são poucos! 

Sou a favor do respeito. 
Sejam homens ou mulheres, heterossexuais ou homossexuais, acho que respeito é bom e todos gostam, mas sei também que muitas leitoras que passam por aqui fazem parte deste grupo de mulheres que são agredidas.

Por conta da data e em respeito a estas leitoras, que informo os canais de reclamações deste tipo. Existe a Central de Atendimento à Mulher, que é o 180, este número não é o Disque Denúncia, mas pode ser feito o comunicado da agressão e a Central avalia que atitude e procedimento deve-se tomar para o caso. 

E há o próprio Disque Denúncia que possui um telefone geral que é o 181 para São Paulo. Cada Estado possui seu número de denúncias é só fazer uma busca na internet "disque denúncia em ...(coloque o Estado que você mora)" e localizar. 

Estamos caminhando para sermos melhores, para termos direitos iguais não porque somos homens ou mulheres, mas porque somos humanos.

Por respeito a estas tecelãs cada dia 08/03 será lembrado por mim como uma maneira de acabar com o abuso, a agressão, a violência e a falta de respeito ao próximo e não mais uma data em que "as mulheres não lavam a louça"

Parabéns a todos: homens e mulheres que lutam constantemente para serem pessoas melhores e que além de lutarem sorriem diante do obstáculo! 

Comentários

Pois é Déo, a escolha do dia desta comemoração, não é a toa, e em outras partes do país são muito mais comemoradas, com vibração mesmo!

Talvez, se não ocorre este lamentável episodio, teria acontecido algo pior ou nada teria acontecido e não conseguiriamos avançar nenhum degrau.

Bjs
Cai Fora Deodora disse…
Com certeza!
Bjs da Déo
Nelma Machado disse…
É Deo eu já conhecia a História por trás do dia 08/03, por isso faço questão de comemorar e sem ser hipócrita, td mulher gosta de ser homenageada, receber flores, cartõazinho, eu a.m.o. rs então parabéns a tds as mulheres, sem exceção, e parabéns principalmente à vc por esse espaço de desabafo e risadas bjos Deo
Cai Fora Deodora disse…
Obrigada Nelma!!!

Bjs da Déo
Anônimo disse…
Vou ser xingado, mas vamos lá! rsrs Buenas, sou contra o tal dia! Sou? SOU! CONTRA! É um segregacionismo ridículo igual ao dia do negro, dia do índio, dia da cota em universidades, dia do escambau... Não precisamos de dias desses, e sim, respeito a todas as variantes sociais, de raças, credos, cores, tipos, opções sexuais. Precisamos também deixar de hipocrisia, fedorentice mental e respeitar nosso semelhante. Independente do que ele seja ou escolha. Precisamos deixar o preconceito ou pré conceito de lado, já que julgar é pro Criador lá de cima. nem juiz deveria existir!!! Só pra futebol, claro! kkkkkkk Voto pelo dia de tudo e de todos, todos os dias! Deixemos as mazelas hipócritas de lado, aprendamos a conviver e respeitar nosso próximo ou quem quer que esteja sabe-se lá onde e cuidemos mais de nós mesmos!!! Mas lembrar datas importantes sob uma forma de conscientização ou cultuar pessoas que valham a pena, concordo. Mas dia da mulher? Bah, deve ter sido algum(a) machista
Cai Fora Deodora disse…
continuação do post acima
"...machista ridículo(a) que pensou em "dar um dia" para essas pobres coitadas, já que toda a sociedade é machista podre imunda (inclusive a maioria das mulheres)...

Pronto, falei! Agora acordem, levantem suas bundas das cadeiras e sofás, sentem a mão nas fuças de algum machão safado pra mostrar quem manda e corram pras praças públicas queimar sutiã bradando palavras de ordem e moral!

Vamos! Andem! Corram! Admiro você mulheres acima de tudo, pois dentro deste modelo podre que vivemos desde a época de Adão (que porra de papo é esse que mulher veio de costela??) você são tratadas como "segundo" e ainda conseguem realizar feitos memoráveis! Cadê a igualdade?

Parabéns atrasado mesmo assim, a todas as mulheres de verdade, que lutam pelos seus direitos e seu lugar na sociedade, ao lado dos homens, nunca atrás! (ui!)

Abração,
Undívago..."
Moço, seu post deu problema no blog.... mas agora está na íntegra!
Anônimo disse…
Ebaaaaaaa! Já posso apanhar com cRasse! kkkkkkkkkk

Beijos,

Undívago...

Postagens mais visitadas